ESTÉTICA MASCULINA – Em Maceió cabelereiro aponta avanços no mercado atuando nos cuidados masculinos

O mercado de beleza masculina tem crescido nos últimos anos. A procura por um espaço para que o homem possa cuidar da aparência tomou conta do mundo. Anteriormente, esse espaço era o mesmo para homens e mulheres, o que muitas vezes podia acabar gerando desconforto pois, cuidar da aparência, costumava ser uma preocupação muito mais feminina do que masculina e isso afastava os homens desses ambientes.

Pensando nisso, Jorge Gouveia abriu seu primeiro espaço de barbearia e salão de beleza masculino no bairro da Santa Amélia, em Maceió/AL, no ano de 2016. Para se destacar no mercado, Gouveia com seus cursos em barbearia, cortes masculinos, coloração, design de sobrancelha masculina, logo desenvolveu um espaço que ganhou destaque por ser uma inovação à época.

“É satisfatório ver o homem buscando se cuidar mais, sem o medo do julgamento. A gente vê a satisfação no rosto do cliente ao final de cada serviço. Isso me deixa muito realizado como profissional e feliz porque também gosto de me cuidar”. O termo “metrosexual” chegou por volta dos anos 2000, que definia os homens que recorriam a cuidados estéticos para melhorar a aparência. As grandes marcas de cosméticos passaram a investir no publico masculino.

Ao longo do tempo, uma nova cultura ganhou espaço. O homem conseguiu quebrar o tabu do autocuidado masculino e passou a frequentar cada vez mais salões de beleza, spas, centros de estética em geral. Com a chegada das redes sociais, passamos a ter mais visibilidade e isso aqueceu ainda mais o mercado, pois elas passaram a ter o papel de uma vitrine. Segundo a consultoria Research & Markets, o segmento de cosméticos e produtos de beleza voltado para homens atingiu US$ 69 bilhões em 2020 e deve seguir em pleno crescimento. A previsão de movimentação no respectivo setor é de US$ 78,6 bi em 2024.

Atualmente, a cobrança social pelo cuidado com a aparência é uma pauta não só social, mas também no mercado de trabalho. Os espaços de beleza masculinos têm sido local de convivência, de debate de assuntos sobre diversos temas. Alguns salões têm até sinuca, bar e videogame. Cada dia mais os empresários do ramo de estética masculina têm investido não só em equipamentos, cursos, mas também espaços que proporcionem bem-estar ao cliente.

Segundo Jorge, o dia a dia na barbearia costuma ser bem divertido: “A gente busca fazer do momento um encontro entre amigos no meio da semana. Enquanto esperam sua vez, os clientes conversam, tomam cerveja e jogam sinuca. A junção do útil ao agradável que formam um complemento perfeito, fidelizando o cliente e fazendo o empreendimento lucrativo”.

Edmilson Teixeira

É Jornalista graduado pela UFAL em 1987 e Pós-Graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing pelo Cesmac, em 2010.