Estrutura milionária e olho no futuro: conheça o Retrô, estreante na Copa do Brasil
Equipe pernambucana foi fundada em 2016 e encara Brusque nesta quarta-feira, às 18h, na Arena de Pernambuco contra o Brusque, de Santa Catarina
Por Redação do ge — Camaragibe, PE
Um dos estreantes na Copa do Brasil 2021 é o Retrô FC. A equipe pernambucana foi fundada em 2016 e encara o Brusque nesta quarta-feira, às 18h, na Arena de Pernambuco, pela primeira fase da competição nacional. Apesar do nome, a Fênix tem uma estrutura milionária e os olhos voltados para o futuro.
Centro de Treinamento do Retrô, localizado na cidade de Camaragibe, em Pernambuco — Foto: Divulgação
Localizado em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, o clube tem dois centros de treinamento que custaram aproximadamente R$ 35 milhões. Os CTs contam atualmente com 10 campos, um hotel com 64 quartos, centro de convenções para mil pessoas, auditório, departamento médico, físico, academia, piscina, quadra de futsal, arquibancada e até camarote nos campos de treino. Além disso, também conta com uma loja com produtos oficiais em um shopping do Recife.
A equipe – que disputa a primeira divisão do Estadual apenas pela segunda vez – está na quinta colocação do Campeonato Pernambucano e ainda não perdeu na temporada. Quem comanda o time é o técnico Nilson Corrêa, que foi goleiro de Santa Cruz, Náutico e Vitória de Guimarães-POR.
Nilson Corrêa, técnico do Retrô — Foto: Ascom Retrô/Divulgação
Projeto ousado
O Retrô terminou a primeira fase do Pernambucano em 2020 na terceira colocação. Além de garantir vaga na Copa do Brasil pela primeira vez, também conquistou uma vaga na Série D em 2021. O planejamento é buscar o acesso à terceira divisão nesta temporada e chegar à disputa da Série B do Campeonato Brasileiro em um prazo de cinco anos.
Retrô x Sete de Setembro pelo Pernambucano 2021 — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press
Categorias de base
Um dos pilares do Retrô é a formação de atletas. Em 2020, a equipe conquistou o Campeonato Pernambucano na categoria sub-15, chegou às semis no sub-17 e foi vice-campeão estadual no sub 20.
Entre 25 de fevereiro e 5 de março, a seleção brasileira sub-18 abriu mão da Granja Comary e utilizou as instalações do Retrô em preparação para o sul-americano da categoria. A seleção de base também enfrentou a equipe e goleou por 7 a 1. O amistoso preparatório aconteceu no CT do clube pernambucano.
Retrô x seleção brasileira sub-18 — Foto: Reprodução / Instagram
Em Pernambuco, apenas o Retrô tem certificado de clube formador; Trio de ferro perdeu
Time
Este ano o Retrô conta com a quarta maior folha salarial do Pernambucano, atrás apenas dos três grandes do Recife: R$ 200 mil mensais. Pelo segundo ano seguido, a diretoria aposta na mescla de jogadores formados na base do clube, remanescentes da temporada anterior e também em contratações pontuais.
Time do Retrô em estreia do Pernambucano 2021 — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press
No atual elenco, estão nomes como o do zagueiro Vinicius Del’Amore, com passagens por Corinthians e Fortaleza, e do atacante Mayco Félix, que na temporada passada vestiu a camisa do Santa Cruz. Com apenas dois jogos oficias no Pernambucano, o time marcou quatro gols e sofreu três. Está na quinta colocação do Estadual com quatro pontos conquistados.
Contra o Brusque, o técnico Nilson – que venceu a Série A2 do Pernambucano em 2019 e 2020 – deve manter a base que está disputando o Estadual. A provável escalação é: Jean; Neilson, Del’Amore, Baumer e Guilherme; Lucas Gonçalves, Gelson, Kauê e Janderson; Anderson Paraíba (Erickys) e Mayco Félix.
Provável escalação do Retrô contra o Afogados — Foto: ge