Empresa alagoana se destaca no mercado investindo em tecnologia para tratamento de esgoto
Há cerca de seis anos atuando em nosso Estado, a empresa Essencial genuinamente alagoana é o que podemos dizer hoje, de uma grande aliada do meio ambiente. As perspectivas para esse ano são das melhores possíveis, sobretudo, quanto aos investimentos no tocante à aquisição de unidades de tratamentos de esgoto, oriundas do exterior, a fim de atender um mercado que vem se expandindo cada vez mais. Em contato com Igor Duarte, responsável pela parte de Engenharia e Marketing da empresa, ele narra detalhes técnicos e avançados que vêm sendo feito em Alagoas, sobre esse tipo de investimento, já presente em Maceió e Marechal Deodoro.
Igor Duarte diz que a empresa Essencial foi fundada em 2015; possui mais de 30 anos de experiência na área ambiental; além de prestar consultorias e assessorias ambientais no Estado de Alagoas. “Há seis anos decidimos criar um nicho de tecnologias. Tecnologias estas que não possuem no Brasil. A primeira que identificamos foi a BioGill, tecnologia para o tratamento de efluentes a nível secundário/biológico oriunda de pesquisas e desenvolvimento na Austrália” disse.
Revela Igor Duarte que a Essencial é distribuidora exclusiva a nível Brasil da tecnologia. A mesma possui uma alta eficiência de remoção de material orgânico e nutrientes, que senão removidos comprometem os corpos hídricos devido a diminuição do oxigênio dissolvido e processos de eutrofização, baixo custo operacional por não necessitar de uma mão de obra altamente qualificada, não utilizar aeração e nem produtos químicos, bem como gera pouco lodo e ocupa uma pequena área.
“Além disso, agora em 2021 firmamos uma parceria com a empresa BioEssencial, a qual executamos projetos em conjunto. Apesar desse ano está sendo atípico para todas as empresas, realizamos a importação de 16 unidades e a perspectiva é que até o final do ano alcancemos mais de 30 unidades no Brasil. Uma marca história para as empresas” narrou.
Histórico
A empresa Essencial criada em 2015 surgiu no Brasil com o objetivo de prestar assessorias, consultorias ambientais e fornecimento de tecnologias para agregar valor às empresas brasileiras. A empresa tem como modelo de negócio a busca pela sustentabilidade em seus projetos. E a primeira das tecnologias foi identificada numa feira norte-americana: BioGill. A BioGill é uma tecnologia australiana, ela é aplicada no tratamento de esgoto doméstico, nas indústrias de alimentos e bebidas e na aquicultura.
Como funcionam as unidades
Os reatores ficam acima do solo. No coração de cada um deles existem as membranas nano-cerâmicas, conhecidas como “gills”, suspensas verticalmente dentro de uma câmara de biotratamento. A disponibilidade ilimitada de oxigênio é a verdadeira chave da tecnologia australiana. Efluentes originários de esgoto doméstico e de indústrias de bebidas e alimentos podem ser tratados pelo sistema BioGill.
Youtube
Verificar no link abaixo do youtube vídeos a respeito da tecnologia:
https://www.youtube.com/channel/UC9j1ZWqRcTFUmgdMRrgaCuw/videos
A foto acima elenca a primeira unidade que foi instalada no Brasil. Esta localizada em Marechal Deodoro – Alagoas.