Artesãos de Porto de Pedras estão sendo capacitados gratuitamente pela Secretaria de Turismo
Como forma de estimular para adoção de um turismo mais profissional e criativo, a Secretaria de Turismo de Porto de Pedras/AL está oferecendo capacitações para equipe e artesãos. Nos últimos dois meses, a assessora Lívia Crisiane Nascimento que integra o PNQT– programa em qualificação em turismo executado pelo Ministério, Ufal e Ifal, tem discutido políticas públicas integradas e mecanismos de valorização das estruturas locais.
Experiências de Turismo Criativo, mapeamento cultural, roteiros foi a base de um workhop com Larissa Almeida, especialista em Turismo Criativo e autora do livro “Turismo Criativo: uma viagem por culturas, encontros e experiências”, o primeiro sobre a temática no Brasil.
A secretária Zélia Cavalcanti diz que esse aprendizado transforma os agentes locais em multiplicadores, garantindo o conhecimento necessário para que as ações de turismo na cidade sejam elaboradas para encantar os visitantes. “Porto de Pedras é conhecida internacionalmente por suas belezas naturais, porém é rica em cultura e história. Trocar experiências e aprender é a forma mais eficaz de se gerar conteúdos de qualidade para o turismo”, acrescenta.
A Secretaria também tem uma preocupação que é a valorização dos artesãos locais. Através do PAB – Programa do Artesanato Brasileiro e a parceria do SEBRAE AL tem promovido rodas de conversas com o objetivo de interagir, sanar dúvidas e orientar. Em reuniões on line, durante o mês de Abril, os artesãos participaram de debates sobre como usar a Identidade Cultural, importância do design de produtos artesanais e como repensar produtos pensandona história e inspiração do processo produtivo. Segundo Marina Gatto, gestora de artesanato do Sebrae Alagoas esse apoio aos pequenos empreendedores de Alagoas é importante para a gestão dos negócios.
“O poder público é nosso maior parceiro quando se trata em nos provocar para que possamos atender as necessidades especificas dos negócios presentes no município. Nossas orientações são baseadas na identificação das necessidades dos artesãos”, diz a gestora.
Após o mapeamento já feito dos artesãos da cidade, a secretaria de Turismo, em parceria com as secretarias de Educação e Assistência Social, vão iniciar oficinas práticas para a troca de experiências e aprendizado, principalmente para estimular as novas gerações sobre a importância do artesanato para a comunidade. O trabalho tem o apoio do prefeito Henrique Vilela que defende a valorização do artista local e a inserção deles no atual mercado, que tem valorizado o “hand made” criativo e de qualidade.