Psicóloga alagoana aponta dicas: Câncer de mama e os impactos psicológicos causados pelos diagnósticos

Para a psicóloga Samira Lima, uma das profissionais de Alagoas que também está engajada no “Outubro Rosa” a mama representa a feminilidade devido à relação com a amamentação, autoestima e as relações pessoais. Diz que cada vez mais a mulher desempenha múltiplos papéis na sociedade: empresária, mãe, chefe, profissional, cidadã. Nesse universo surgem muitos obstáculos e quando essa mulher adoece ela passa a se cobrar ainda mais, podendo gerar grande frustração. “O diagnóstico de câncer de mama tem grande impacto social e psicológico no paciente e na família” acrescenta.

A Dra. Samira Lima aconselha que além de ser importante fazer regularmente os exames e acompanhamentos médicos é primordial buscar uma melhor qualidade de vida. “Esporte, lazer, alimentação saudável, saúde emocional. O diagnóstico de câncer de mama pode trazer impactos emocionais e sociais para cada paciente, podendo ainda desenvolver sentimentos de angústia, tristeza, incertezas e até mesmo solidão,” comenta.

Sugestão

“Por isso é importante buscar apoio psicológico para melhor evolução no tratamento, diminuindo então sintomas de depressão e ansiedade, não só do paciente como também fornecendo apoio à família. É indispensável auxílio do profissional. Mais que uma questão de bem estar, a busca por equilíbrio emocional interfere na adesão ao tratamento que está diretamente associado à recuperação. Lembre-se você não está sozinha, principalmente, você pode pedir ajuda”


Cuide-se.

Samira Lima

Psicóloga clínica

CRP/AL 15/5768

Comentários

Rolar para cima