Secretário de Coqueiro Seco/AL participa de Audiência Pública em defesa do sururu
Redson Cavalcante é secretário de Meio Ambiente e Pesca em Coqueiro Seco e presidente do Conselho Comitê Hidrográfico do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba
Na última segunda-feira a vereadora por Maceió, Teca Nelma realizou uma Audiência Pública sobre o desaparecimento do sururu de capote e os efeitos desse fenômeno entre as comunidades ribeirinhas de Alagoas. “Foi um debate urgente e muito importante. São centenas de famílias que estão sem perspectiva de sobrevivência por causa do desaparecimento da sua única fonte de renda. Não podemos deixar mais esse desastre ambiental passar despercebido”, defendeu a parlamentar.
Na verdade a audiência tratou sobre o desaparecimento do sururu de capote e o aparecimento do chamado sururu branco na lagoa Mundaú o que pode afetar diretamente a subsistência de muitas famílias que vivem às margens da lagoa. Os relatos dos pescadores são de escassez desse recurso que é considerado patrimônio imaterial de Alagoas.
“Representando o município de Coqueiro Seco como secretário de Meio Ambiente e Pesca e como presidente do Conselho Comitê Hidrográfico do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba ressaltei a importância da participação do Comitê nos planejamento das ações voltadas ao complexo. Não pode haver planejamento desse complexo sem a participação do parlamento das águas que é justamente esse Comitê” disse Redson Cavalcante.
Estiveram também presentes na audiência representantes do Ministério Público, do IMA, pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas, além de grupos de marisqueiras, pescadores e movimentos sociais que defendem o meio ambiente.