Deputada Gabi reforça inclusão dos municípios metropolitanos nos danos causados pela Braskem

A parlamentar propôs na Assembleia da Rede Metropolitana de Maceió (RMM) uma participação mais ativa do Poder Legislativo estadual, além de um levantamento de dados mais amplo para avaliar os impactos causados em outros 13 municípios

A deputada Estadual, Gabi Gonçalves (PP), participou da assembleia da Região Metropolitana de Maceió na Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio, para discutir as medidas compensatórias relativas aos impactos geológicos e sociais causados pela exploração de Sal-gema da Braskem e seus desdobramentos nos municípios circunvizinhos.

“Esse caso atingiu a cidade de Maceió, como também outros municípios da Região Metropolitana, com a paralisação de transporte ferroviário que interligava cidades, paralisação de hospitais e outros prédios com serviços públicos essenciais. Então é de fundamental importância que haja a participação de gestores dos 13 municípios nos estudos, avaliações e levantamentos de dados”, salientou a Deputada Estadual.

Partindo do ordenamento de território, o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) abrange setores como habitação, saneamento e recursos hídricos, desenvolvimento socioeconômico, abastecimento alimentar, meio ambiente, mobilidade urbana e regional, direcionado apenas para o município de Maceió, desconsiderando os impactos estendidos aos municípios da Região Metropolitana.

A reunião contou com a participação da coordenadora do PDUI, Profª. Dra. Regina Dulce Lins, da Faculdade de Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além de representantes do Executivo Estadual, dos municípios de Rio Largo, Coqueiro Seco, Atalaia e sociedade civil.

Edmilson Teixeira

É Jornalista graduado pela UFAL em 1987 e Pós-Graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing pelo Cesmac, em 2010.