Sambista da Portela, Wanderley Monteiro marca presença neste sábado no Pinto da Madrugada

O sambista Wanderley Monteiro, da Escola de Samba Portela, do Rio de Janeiro, será a grande atração do Camarote do Pinto da Madrugada neste sábado, 11, dia do tradicional desfile do bloco, que deve arrastar pela avenida mais de 400 mil pessoas. Monteiro é também cantor, compositor e cavaquinista. “Veio a Maceió especialmente para prestigiar o Pinto da Madrugada”, disse Hermann Braga, dirigente do bloco.

Com a vitória na disputa do samba-enredo da Portela para o Carnaval deste ano, Wanderley Monteiro chegou ao topo dos compositores mais vencedores da escola. Ele se igualou a Noca e David Corrêa, que também venceram sete vezes na Azul e Branco de Madureira. Além de Monteiro, assinam o samba-enredo de 2023 os compositores Vinicius Ferreira, Rafael Gigante, Edmar Jr, Bira e Marcelāo.

Considerado um dos mais novos compositores oriundos do Pagode da Tamarineira, do bloco Carnavalesco Cacique de Ramos, Zona da Leopoldina no Rio de Janeiro. Wanderley Monteiro apareceu inicialmente integrando os grupos Copa 4 e Sensa-samba. Frequentou as rodas de samba do bar Candongueiro, em Piratininga, e Café-Teatro Arena, onde apresentou-se ao lado do parceiro Bandeira Brasil.

Como músico-cavaquinista acompanhou diversos artistas, entre eles, Dona Ivone Lara, Monarco, Nélson Sargento, Wilson Moreira e Beth Carvalho, que interpretou de sua autoria “Vida de compositor” (c/ Álvaro Maciel) no CD “Brasileira da gema”, de 1996.

Fonte: Assessoria

Edmilson Teixeira

É Jornalista graduado pela UFAL em 1987 e Pós-Graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing pelo Cesmac, em 2010.