Brasileiros são os que mais buscam respostas sobre sinusite no Google; veja as 10 perguntas mais procuradas

Levantamento mostra que, nos últimos 5 anos, as buscas por sinusite aumentaram mais de 60% no Brasil. Problemas respiratórios são mais recorrentes nas estações frias do ano. — Foto: Reprodução/Freepik

Por Júlia Putini, g1


O Brasil é o país com mais interesse de busca por sinusite no mundo nos últimos 12 meses, de acordo com um levantamento feito pelo Google e obtido pelo g1. Tipicamente, as pesquisas começam a crescer nos meses de outono, em maio, junho e julho, quando os problemas respiratórios se intensificam por questões sazonais.

Os dados apontam que sinusite é a 6ª palavra mais buscada na categoria saúde no Google no Brasil nos últimos sete dias. Em comparação, termos como “dor de cabeça” e “pneumonia” aparecem em 10º e 20º, respectivamente. Nos últimos cinco anos, as buscas pelo nome da doença aumentaram mais de 60% no Brasil.

Abaixo, veja as buscas no Google mais comuns sobre o tema e as respostas:

  1. O que é bom para sinusite?
  2. O que é sinusite?
  3. Como tratar sinusite?
  4. O que causa sinusite?
  5. Como curar sinusite?
  6. Qual é a diferença entre rinite e sinusite?
  7. Quando a sinusite é grave?
  8. Como tratar sinusite infantil?
  9. Como saber se tenho sinusite?
  10. Como tratar sinusite crônica?

1- O que é bom para sinusite?

De acordo com Alexandre Felippu, médico otorrinolaringologista membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico-Facial (ABORL-CCF), a medida mais efetiva é tomar as vacinas tanto da gripe quanto da Covid-19.

As vacinas evitam o aparecimento das doenças que afetam o sistema respiratório e podem ser gatilho para a sinusite.

Além disso, não negligenciar a alimentação, a hidratação e a qualidade do sono, fatores determinantes para uma boa imunidade.

O diagnóstico depende de uma visita ao médico. O profissional irá, então, receitar os remédios adequados para o tratamento de cada caso.

2- O que é sinusite?

É uma consequência do acúmulo de secreções nos “seios da face”, espaços de ar que existem nas estruturas do rosto, especificamente na parte interior da testa, do nariz e dos maxilares.

Quando esta secreção se contamina com bactérias e/ou outros agentes infecciosos, surgem sintomas como dor de cabeça, tontura e tosse com catarro.

 — Foto: Arte g1/Wagner Magalhães

— Foto: Arte g1/Wagner Magalhães

3- Como tratar sinusite?

O tratamento varia de caso a caso, mas, em geral, são prescritos anti-inflamatórios, descongestionantes ou antibióticos.

Quando ela é consequência de uma alergia, é necessário fazer o controle do quadro alérgico e, mais raramente, é preciso fazer uma intervenção cirúrgica.

4- O que causa sinusite?

A sinusite aguda é geralmente causada por um agente infeccioso, como vírus, bactérias ou fungos. No entanto, outros fatores, como inflamação e resposta imunológica anormal, também podem contribuir para a forma crônica da condição, que é aquela que persiste por mais de três meses.

Ela também pode ser desencadeada até mesmo por problemas nos dentes. “Por exemplo, próteses mal colocadas que invadem as regiões dos seios paranasais”, explica Felippu, que também é diretor da Academia Brasileira de Rinologia (ABR).

5- Como curar sinusite?

A resposta é similar à da pergunta de número 3: para se livrar das dores de cabeças e catarro, é preciso fazer uso de remédios prescritos por um otorrinolaringologista.

Quando o tratamento medicamentoso e outras intervenções não são eficazes em aliviar os sintomas, uma cirurgia voltada à desobstrução dos seios da face pode ser considerada.

Além de remédios via oral, também podem ser prescritos os de uso tópico, para espirrar nas narinas. — Foto: Reprodução/Freepik

Além de remédios via oral, também podem ser prescritos os de uso tópico, para espirrar nas narinas. — Foto: Reprodução/Freepik

6- Qual é a diferença entre rinite e sinusite?

  • Rinite é uma inflamação da estrutura do nariz, que causa sintomas como entupimento, coriza, espirros e coceira.
  • Já a sinusite é a inflamação nos seios da face, gerando acúmulo de secreções nesse local.

7- Quando a sinusite é grave?

Quando o acúmulo de secreções se torna pus, o catarro infeccionado pode atingir os olhos, deixando as pálpebras vermelhas e inchadas.

Se esse quadro não é tratado, a infecção pode atingir o cérebro e pulmões.

8- Como tratar sinusite infantil?

O tratamento é similar ao dos adultos, com variações nos remédios e dosagens prescritas. Para evitar que o problema surja, o otorrinolaringologista recomenda que os ambientes onde a criança frequenta precisam ser constantemente limpos para que não haja ácaros e poeira.

Além disso, caso os responsáveis sejam fumantes, é indicado que os pequenos não sejam expostos à fumaça.

9- Como saber se tenho sinusite?

Os principais sintomas da sinusite incluem sensibilidade nos seios da face, dor de cabeça, catarro esverdeado ou amarelado e tosse noturna com catarro, uma vez que a secreção escorre pela garganta ao deitar a cabeça.

10- Como tratar sinusite crônica?

Para extinguir os sintomas, medicamentos anti-inflamatórios (corticosteroides) orais ou sprays nasais são prescritos.

Em casos em que é causada por um problema físico, como o entupimento dos orifícios dos seios paranasais, a cirurgia é recomendada.

Comentários

Rolar para cima