Branquinha/AL intensifica agora trabalho de recuperação sobre os estragos da enchente
Prefeito Neno Freitas: o objetivo agora é cuidar das pessoas afetadas e também de reconstruir mais uma vez, o que foi destruído
.Após o transbordamento do Rio Mundaú, o município de Branquinha, pelo segundo ano consecutivo, enfrentou uma enchente. De forma preventiva, com informações meteorológicas, a gestão se antecipou e na sexta-feira (7), montou uma equipe de força tarefa, onde, integrantes da Defesa Civil, Secretarias de Assistência Social, Saúde e Infraestrutura, se uniram para orientar e remover os moradores das áreas de risco, e abrigá-los em casas de familiares.
No sábado (8), assim que as águas baixaram, as equipes iniciaram os serviços de limpeza e desobstrução das vias que foram tomadas pela lama; já a Defesa Civil iniciou a vistoria dos imóveis e também dos prédios públicos. A equipe da assistência social montou uma logística para distribuição de materiais essenciais, como a entrega de cestas básicas, velas, água mineral e outros itens.
Na zona rural, o maquinário já está em ação para desobstruir o acesso à Boa Esperança e Feliz Deserto e outros trechos críticos. Já nos assentamentos Flor do Mundaú e Santo Antônio da Boa Vista, uma visita técnica foi realizada e em breve serão iniciados serviços de recuperação na localidade.
“O objetivo agora é cuidar das pessoas afetadas e também de reconstruir, mais uma vez, o que foi destruído. Quando recebemos o informe meteorológico e com o desastre que atingiu o nosso município em julho de 2022, nos antecipamos, e de forma ágil, removemos os moradores das áreas de risco, orientamos a população de modo geral; e garantimos a preservação de equipamentos e materiais dos prédios públicos localizados na parte baixa. Passamos várias horas sem energia e sinal telefônico, mas isso não impediu o trabalho incansável da nossa equipe, que numa verdadeira força-tarefa, está acolhendo e prestando a devida assistência às pessoas atingidas. Dentre esses reparos, também iremos empenhar esforços para que Governo Estadual e Federal nos auxilie na reconstrução da ponte sobre o Rio Mundaú, uma demanda que é urgente e prioritária, assim como a questão da barreira situada na Rua Prado Omena. Seguiremos firmes e trabalhando para normalizar a situação em nosso município”, disse o prefeito Neno Freitas.