Tapera/AL desfruta de uma grande parceria com o Estado que no último sábado entregou várias obras

Paulo Dantas assinou ainda ordem de serviço da segunda etapa do programa Minha Cidade Linda para calçamento de outras 48 ruas e termo para construção de 322 cisternas na zona rural


Governador Paulo Dantas discursa na entrega de série de obras que beneficiou população do município de São José da Tapera neste sábado (22)

 Pei Fon/Agência Alagoas

Marcus Toledo / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas realizou neste sábado (22) uma série de ações no município de São José da Tapera, no sertão alagoano. A primeira delas foi a inauguração da  pavimentação em paralelepípedo de 79 ruas, dentro do programa Minha Cidade Linda. Paulo ainda assinou, juntamente com o secretário de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mozart Amaral, e o prefeito do município, Jarbas Ricardo, a ordem de serviço da segunda etapa do programa, para o calçamento de outras 48 ruas.

Durante o evento, que lotou a praça principal da cidade, o governador e a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Carla Dantas, assinaram também o termo de entrega de 322 cisternas construídas na zona rural do município. Três moradoras representaram as famílias beneficiadas. Por fim, Paulo Dantas entregou as chaves de um caminhão compactador de lixo, dentro do programa Fortalece Alagoas.

Segundo Paulo Dantas, a entrega de obras para a população é um fato que deve ser sempre comemorado, pois quando a cidade tem uma melhor infraestrutura, há maior movimentação financeira e atração de investimentos privados. “Quando a gente faz a pavimentação das ruas, percebe que os moradores ficam muito mais felizes. Melhora a autoestima das pessoas, os imóveis ficam mais valorizados, e isso faz a cidade se desenvolver”, afirmou. 

Para o secretário Mozart Amaral, o Minha Cidade Linda tem a virtude de atingir em cheio as pessoas que mais precisam. “É bem comum a gente ver moradores ajeitando suas casas, fazendo reformas logo após a conclusão das obras de calçamento. Isso acontece porque ele está vendo que ali é um lugar mais digno para se viver”, disse o secretário.

Já o prefeito Jarbas Ricardo agradeceu as melhorias anunciadas pelo Governo do Estado, e prometeu: vai calçar as ruas que ficarem de fora do Minha Cidade Linda. “Vou pedir ajuda ao governador, aos deputados, a todos que possam nos auxiliar para deixar nossa cidade ainda mais bonita”, disse ele.

Recursos próprios potencializam melhorias urbanas

O Governo do Estado investiu cerca de R$ 15,5 milhões do tesouro estadual no calçamento das 79 ruas, que receberam pavimentação em paralelepípedos e novos passeios públicos, numa extensão de 16 Km. Já no calçamento das 48 ruas – num trecho de 6 km – serão investidos cerca de 7 milhões de reais, também recursos do tesouro estadual.

O governador Paulo Dantas aproveitou a solenidade para fazer um anúncio muito aguardado pelos moradores: a conclusão do acesso ao povoado de Torrões. A obra está incluída no programa De Ponta a Ponta, executado pela Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano, que tem como objetivo ligar os povoados às sedes dos municípios com mais segurança, comodidade e integração. O governador garantiu entregar em breve a estrada pronta. “Eu quero que essa estrada chegue aos Torrões, e chegue rapidamente, porque vai contemplar as pessoas que vivem na zona rural do município”, afirmou.

Água limpa com o Cisterna Alagoas

Outra ação muito comemorada pelos moradores de Tapera, principalmente da zona rural, foi a entrega de 322 cisternas, dentro do programa Cisterna Alagoas. Com 16 mil litros cada, elas vão beneficiar 377 famílias do município. A previsão é que mais 264 sejam entregues em breve. O programa Cisterna Alagoas já atende a 17 municípios e tem como meta a construção de 10 mil cisternas no estado. 

A secretária Carla Dantas visitou uma das localidades beneficiadas pelo equipamento e viu de perto a felicidade dos moradores. “A água é tudo na vida das pessoas, e água de qualidade significa maior segurança alimentar”, afirmou.

Um alívio para Eduarda dos Santos, que ganhou uma cisterna no sítio onde mora com a família. “Essa é a grande oportunidade de ter água no nosso terreno. Antes, quando não tinha, era triste ver as crianças irem pra escola sem água pra beber ou tomar banho”, relembrou. 

Paulo Dantas comemorou mais essa ação. “A segurança hídrica é um dos principais fatores para que as pessoas saiam da extrema pobreza, e a gente está muito feliz de tocar esse programa com a Secretaria de Estado de Agricultura”, destacou.

Participaram da solenidade vereadores, prefeitos de cidades próximas, a secretária de Estado do Gabinete Civil, Roseane Vasconcelos, e o deputado federal Isnaldo Bulhões.

Comentários

Rolar para cima