Secom/AL lança Guia de Redação e Estilo para assessores de comunicação do Estado
O material faz parte da coletânea Tendências e Soluções, que conta também com um manual de Gerenciamento de Crises, entregue no mês passado
Secretário de Comunicação, Joaldo Cavalcante, destacou o avanço progressivo e a profissionalização das assessorias de comunicação desde os anos 1980
Pei Fon/ Agência Alagoas
Alexandre Lino / Agência Alagoas
A Secretaria Estadual de Comunicação lançou nesta sexta-feira a primeira edição do Guia de Redação e Estilo para rede de assessorias de Comunicação de Alagoas. O objetivo é manter um aperfeiçamento contínuo da equipe que tem a missão de apresentar ao cidadão a informação direta, transparente e objetiva, como forma de prestação de contas das ações do Governo do Estado. O material faz parte da coletânea Tendências e Soluções, que conta também com um manual de Gerenciamento de Crises, entregue no mês passado.
O secretário de Comunicação, Joaldo Cavalcante, destacou o avanço progressivo e a profissionalização das assessorias de comunicação desde os anos 1980. E esse crescimento trouxe também a necessidade de uma reflexão permanente sobre as estruturas de texto e a forma como entregar a informação ao público, em especial quanto à precisão na mensagem. “A Secom tem a missão de manter uma interlocução diária com a imprensa, apresentando tudo o que tem sido feito pelo governo e nada mais justo de que esse trabalho seja feito de maneira uniforme”, adiantou.
A responsabilidade em ser a maior redação do Estado, foi o tópico abordado pelo secretário executivo de Gestão Interna, Wendel Palhares, que observou a oportunidade que o governo vem oferecendo com eventos e produtos visando a qualificação continuada da rede de assessores. “Este guia foi criado para orientar e padronizar a produção e distribuição de textos e fotos gerados pela rede de Comunicação do Governo do Estado. Acreditamos que a população vai gostar muito do resultado”, acrescentou.
A superintendente de Comunicação, Fátima Almeida, relembrou os tempos em que a assessorias não tinham tanta força, porém, hoje elas são as responsáveis pela maior parte do que é entregue ao público. Além da superintendente, o material teve a edição de Marcus Toledo; a revisão de Renata Bertolino, Carlos Nealdo e Soraya Leite, com projeto gráfico de Ronaldo Pontes. Os detalhes do manual foram apresentados pelas jornalistas Renata Bertolino e Pei Fon, que apresentou a parte relacionada ao conteúdo fotográfico.