Psicóloga aponta dados sobre suicídio e destaca importância da conscientização
No último sábado, em entrevista ao programa Encontro com o Poeta Pedão, na rádio Mares do Sul FM/Marechal/AL, a psicóloga Gisllany Grazielle Nascimento, entrou no clima do Setembro Amarelo e fez uma extensa e muito técnica explanação, em relação ao suicídio. Segundo ela, é por demais importante o trabalho de conscientização, não apenas no Setembro Amarelo, mês que faz alusão ao assunto em pauta, mas o trabalho desenvolvido junto a população estudantil.
Alertou que são nas escolas onde se encontra o maior número de crianças, adolescentes e jovens, pois é de importância fundamental, para que eles se tornem multiplicadores das informações. “O diálogo é também indispensável para evitar que pessoas cheguem ao ponto de pensar em tirar sua própria vida”, disse Gisllany, orientando que seja qual for o problema, que qualquer pessoas esteja enfrentando, o diálogo, o conversar é primordial para salvar vidas.”
Entende a psicóloga que esse trabalho de conscientização tem que ser feito todos os dias e em todos os lugares, e com uma equipe multifuncional, “Afinal trabalhamos com o que existe de mais importante em todos nós, que é a vida” completou.
Perfil
Gisllany Grazielle Nascimento é Psicóloga, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Técnica de Referência do CRAS Dona Anésia Maria da Conceição do Município de Santa Luzia do Norte/AL e Pós graduanda em Psicologia Humanista com Abordagem Centrada na Pessoa
Campanha
Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. É nesse mês que no dia 10 se comemora o dia mundial de prevenção do suicídio.