Dupla de alunas de Medicina em AL, se destaca em revistas americanas com publicação de seu TCC
Letícia Perrelli e Camila Toledo desenvolveram o trabalho com apoio de renomados gastroenterologistas do Brasil, como: Dr. Marcelo Averbach, médico do Hospital Sírio Libanês e a Dra. Joanny Barbosa
As estudantes de Medicina, Letícia Perrelli e Camila Toledo que estão concluindo o curso de Medicina pelo Centro de Ensino Superior de Maceió- Cesmac, são as protagonistas de uma interessante pesquisa, mediante o Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, pelo fato de ter sido publicado até agora, em duas revistas americanas especialistas no ramo da gastroenterologia. O Trabalho destaca o elevado número de casos de câncer colorretal (CCR) que ocorre no mundo e que, por sua vez, serve até como parâmetro para despertar o poder público do Brasil.
A mais recente publicação foi nessa revista edição de setembro passado
“O câncer colorretal (CCR) é um importante problema de saúde pública, uma vez que representa a terceira neoplasia mais diagnosticada no mundo e a quarta causa de mortalidade. Sua maior incidência ocorre em regiões mais desenvolvidas, sendo o segundo câncer mais diagnosticado na União Europeia e o terceiro nos Estados Unidos”, assegura a futura médica alagoana, Letícia Perrelli, que agora se prepara para realizar as provas pela Santa Casa de Maceió, a fim de se especializar em cirurgia pediátrica.
Letícia e Camila concluíram que nesse trabalho, diversos programas de rastreamento populacional foram propostos, no entanto, os dados encontrados demonstram que o Brasil necessita de um programa nacional que padronize a forma de rastreio, sobretudo como forma de obter uma redução do impacto do CCR na população. “Obviamente, o rastreamento só tem eficácia quando há engajamento, por isso é fundamental que a população seja estimulada a iniciar o processo quando na faixa etária indicada” pontua Camila Toledo.
Clique nesse link e faça sua inscrição https://acesso.cesmac.edu.br/maceio/graduacao/vestibular/medicina