OUTUBRO ROSA: Pindorama promove palestra entre mulheres da Cooperativa; teve apresentação teatral e até sorteio de brindes
O evento foi realizado no Centro Administrativo da empresa. Após a palestra e a apresentação teatral, a Cooperativa sorteou 32 brindes entre as colaboradoras
Em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, a Cooperativa Pindorama, através da Coordenadoria de Recursos Humanos e o Setor de Medicina do Trabalho, realizou uma palestra para alertar colaboradoras sobre prevenção e cuidados contra a doença, que é o tipo de câncer com maior incidência entre mulheres no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, segundo dados do Ministério da Saúde.
A palestra foi proferida pela médica do trabalho da Cooperativa, Lívia Nanes, que ressaltou a importância do evento como estímulo aos colaboradores no combate à doença.
“Nosso colaborador fica em alerta, se sente valorizado, se sente estimulado em combater a doença. Ele se sente valorizado pela empresa, se sente lembrado. Isso facilita até a vida da medicina, já que cuidar através da prevenção ajuda a evitar maiores constrangimentos e problemas”, destacou a médica.
Após palestra da profissional de saúde, os colaboradores deram boas risadas com a encenação do atores Gedilson de Paula e Jey Felipe, do Teatro Corporativo do SESI-AL. Eles interpretaram os personagens Dr. Tonho e Tripa Seca, abordando de maneira lúdica um assunto tão pesado como o câncer de mama.
Coordenadora de Recursos Humanos da Pindorama, a psicóloga Alvacy Vieira avaliou essa abordagem mais leve como primordial ao tratar de assuntos que possam gerar um certo nível de estresse, como no caso do câncer de mama.
“O pensamento nosso, de trazer o teatro para uma temática como essa, um assunto que fala sobre sofrimento, uma doença grave, que mata, é para que a gente possa tratar de uma forma leve, lúdica, divertida. É dessa maneira que a gente consegue ter um aprendizado maior, consegue absorver mais informações. É trazer leveza para uma temática tão difícil, descontração para o ambiente de trabalho, fazendo todo mundo interagir, pois o teatro anima e faz com a gente acesse nossa criança interior, causando mais abertura para se absorver toda informação que chega”, pontuou Alvacy.