Pindorama classifica como de vital importância a participação da mulher no desenvolvimento e na história da Cooperativa

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Cooperativa Pindorama ressalta a vital importância das mulheres para o seu desenvolvimento ao longonda história.

Em todos os setores da empresa a mulher é presença fundamental, realizando trabalhos de todas a magnitudes, seja no campo, em salas climatizadas ou na indústria.

Com cerca de 1.800 mil colaboradores (com exceção do período de moagem, quando esse número quase dobra), a Cooperativa Pindorama tem seu quadro de funcionários composto por mais de 20% de mulheres. Dentre os associados, que somam 1.050, aproximadamente, 365 são do sexo feminino, o que equivale a 34,76% do total. São produtoras rurais que fornecem matéria-prima para a fabricação de cerca de 100 produtos que compõem o mix da Pindorama, indispensáveis no dia-a-dia das famílias de cerca 15 estados do país.

Para o presidente Klécio Santos, representando o vice-presidente Carlão, o diretor-secretário Antônio de Oliveira e demais membros, esses números muito mais que ratificam a participação da mulher na Cooperativa Pindorama, eles são um dos fatores primordiais para o desenvolvimento da empresa.

“Quanta importância tem a mulher no desenvolvimento de nossa Cooperativa. A mulher como colaboradora, agricultora, empreendedora nos diversos segmentos. Aproveito para mandar um abraço carinhoso a todas essas guerreiras, que contribuem para o desenvolvimento de nossa comunidade. Carinho e respeito sempre a elas, que são fundamentais na vida de nossa Cooperativa, em todos os sentidos. A mulher é de fato peça primordial no conjunto de uma sociedade”, afirmou Klécio Santos.

À frente da ações do Centro de Treinamento Rural de Pindorama-CETRUP, onde é superintendente, Alda Calheiros destaca o olhar atencioso da mulher como fator primordial o bem coletivo.

“Como mãe, que tudo observa com carinho, o olhar mais atencioso da mulher permite que identifiquemos as necessidades para buscarmos as melhorias necessárias. Tudo isso auxilia na construção de uma sociedade mais justa e solidária, que a forma como desenvolvimemos os trabalhos aqui no Cetrup”, disse Alda.

Para o presidente Klécio Santos, esses números muito mais que ratificam a participação da mulher na Cooperativa Pindorama, eles são um dos fatores primordiais para o desenvolvimento da empresa.

“Quanta importância tem a mulher no desenvolvimento de nossa Cooperativa. A mulher como colaboradora, agricultora, empreendedora nos diversos segmentos. Sem dúvida. Aproveito para mandar um abraço carinhoso a todas essas guerreiras, que contribuem para o desenvolvimento de nossa comunidade. Carinho e respeito sempre a elas, que são fundamentais na vida de nossa Cooperativa, em todos os sentidos. A mulher é de fato peça primordial no conjunto de uma sociedade”, afirmou Klécio Santos.

Coordenadora de Recursos Humanos da empresa, a psicóloga Alvacy Vieira se disse privilegiada por fazer parte da Cooperativa.

“Para mim é um privilégio imenso, como mulher, gestora de processos, estar inserida nesta empresa, com todo a abertura de trabalho voltada para o bem comum, com espaço para o feminino, com olhar direcionado para ampliar, cada vez mais, o mercado de trabalho com as pessoas que fazem a Pindorama, e as mulheres, que dão um toque especial”, disse Alvacy.

Trabalhando há 22 anos com o desenvolvimento social da Cooperativa, Marinalva Nanes é gestora do Núcleo Incubador de Empresas da Pindorama – NIEP. Ela destacou a atenção dada pela empresa às mulheres participantes do núcleo.

“Ela foca muito no trabalho das mulheres, as mulheres empreendoras de Pindorama. Nós temos aqui várias associações onde as mulheres trabalham com corte e costura para a Cooperativa e para outras empresas. Temos mulheres que trabalham com o papel feito do bagaço de cana e saco de cimento, mulheres que trabalham com o aproveitamento do coco para artesanato. Temos mulheres das aldeias, que, ao invés de estarem desocupadas, estão aqui costurando para a Associação e Confecção Nova Esperança de Pindorama, tudo isso com o patrocínioda Cooperativa Pindorama. Temos, também, os projetos sociais com jovens que, na sua grande maioria, são meninas de 12 a 14 anos.”, informou Marinalva.

Janieide Pereira de Lima, cooordenadora do projeto social “O Amanhã de Pindorama”, se emociona ao falar da Cooperativa e da importância dada à mulher.

“Cheguei aqui aos 23 anos de idade, jovem, sonhadora. Meu esposo junto com o pai dele compraram um lote agrícola, e aí começou a história de Janieide, de superação, de vitórias, de bênçãos. Essa é minha história com a Cooperativa Pindorama, de amor, de sucesso, de conquistas, uma história em que eu posso, com minha profissão, ajudar muitos jovens, muitos adolescentes a construírem um novo caminho”, confidenciou Janieide.

Lucineide dos Santos começou a trabalhar na Pindorama aos 17 anos de idade como auxiliar de serviços gerais. Dentro da empresa onde atua há 43 anos ela se qualificou, conquistou espaço, tanto que ocupa o cargo de coordenadora administrativa há mais de 20 anos. Ela tem na Cooperativa sua principal vai de aprendizado e crescimento.

“A Pindorama foi minha principal escola. Aqui aprendi a trabalhar, a me sustentar, a viver em comunidade e a buscar o crescimento coletivo. Tenho maior orgulho dessa empresa e sou grata por tudo o que ela contribui na vida das mulheres, na vida das pessoas”, agradeceu Lucineide, dona de uma bela história, e que representa a dignidade das mulheres que compõem da Cooperativa Pindorama.

Comentários

Rolar para cima