Em AL, Sindicato dos Médicos apela por segurança focada na proteção de vidas humanas

A presidente do Sindicato dos Médicos de Alagoas, Sílvia Melo (foto abaixo) apela mais uma vez para que seja dada prioridade à proteção de vidas humanas por parte do serviço de segurança nas unidades de saúde do Estado. Ela alega que desde a dispensa das equipes, no ano passado, os trabalhadores, pacientes e acompanhantes ficaram mais vulneráveis aos atos de violência, não sendo viável prolongar tal exposição por mais tempo, haja visto o perigo iminente.


Dra. Sílvia Melo ressalta que todo ambiente de assistência à saúde deve transmitir bem-estar e conforto emocional aos que buscam atendimento, nunca o inverso. “Como promover a melhora do paciente se o clima é tenso, assustador?”, questiona, lembrando que os seguranças devem focar a integridade física dos que transitam no entorno. “Vidas têm valor inestimável. Não faz sentido salvaguardar bens materiais, em detrimento das pessoas”, explica Sílvia Melo, alegando que os surtos de agressividade são recorrentes em espaços públicos, e nem a área da saúde escapa. “Infelizmente, diante de qualquer contratempo, há quem perca a paciência. Basta haver demora na fila de espera, ou faltar medicação, por exemplo, para acontecer xingamentos, e ataques de fúria culminando em espancamento.


Segundo a Dra Sílvia Melo, vários colegas já foram agredidos, tanto na capital como no interior, em atendimento clínico, ou de emergência, e até mesmo em hospitais”. “Nós trabalhamos sob tensão. Há sempre o receio de que o pior aconteça. Os próprios pacientes também precisam se sentir num ambiente seguro para recuperar a saúde. As autoridades precisam resolver essa questão”, conclui a médica, acrescentando que o sindicato sempre orienta que os médicos agredidos registrem boletim da ocorrência na delegacia mais próxima, e que o Sinmed não cansa de protocolar nos órgãos gestores o pedido de retorno dos seguranças.

Edmilson Teixeira

É Jornalista graduado pela UFAL em 1987 e Pós-Graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing pelo Cesmac, em 2010.