CESMAC e Prefeitura de Quebrangulo assinam convênio para recuperação da Casa de Cultura Graciliano Ramos

O grupo de Extensão do Curso de Arquitetura do Centro Universitário CESMAC elaborou um projeto arquitetônico e de recuperação da fachada e ambientação da Casa de Cultura Graciliano Ramos, localizada na cidade de Quebrangulo/AL. Como primeiro passo, o projeto foi apresentado pelos alunos, no mês de abril, para a área acadêmica da IES e o prefeito Marcelo Lima, juntamente com sua equipe de cultura e assessoria no município. Os alunos foram orientados pelas professoras Hanah Maria Torres de Melo, coordenadora do curso, Maria Adeciany André de Souza e Morgana Andreia Medeiros Tenório.

O projeto foi elaborado pelos alunos do 8° e 9° períodos: Alberto Emídio Fonseca de Souza, Andersen Thiago Silva Barbosa, Arthur Lourenço da Silva, Bianca Souza Chagas Sarmento, Brunna Helena Moura Lyra, Gean Marcelino dos Santos Filho, Giovanna Bianca de Moura Ferreira, Mabson Hugo de Oliveira Alves, Maria Helena de Almeida Tenório e Vitória Alcântara Barbosa.

Teve como conteúdo para a ideia,  Imagens de levantamento do local; Planta da situação atual; Planta de levantamento interno; Planta de Layout; Programa de necessidades e setorização; Planta de proposta; e Início das perspectivas. “Esta casa trará em sua essência a multi-utilidade como espaço cultural, de registro de obras, de ensaios, oficinas e imersão nos contos de Graciliano Ramos”, afirmou o coordenador geral de Extensão do CESMAC, Prof. Rodrigo Guimarães.

Para o Vice-Reitor do CESMAC, prof. Douglas Apratto Tenório, “esse local foi uma aquisição grandiosa para o município de Quebrangulo, pois foi onde nasceu o Mestre Graça, considerado um dos maiores escritores da literatura do mundo e orgulha a todos nós. Da mesma forma que será um marco para a história do CESMAC, onde teremos o registro da extensão universitária do curso de Arquitetura, ofertando para a sociedade o que há de mais peculiar na conservação da história, unindo a inovação e a tecnologia em um projeto diferenciado”, afirmou.

Comentários

Rolar para cima