Alagoano Rodrigo Buarque destaca em Brasília a importância de qualificar a força de trabalho do SUS

O presidente do Cosems-AL, Rodrigo Buarque (centro da foto) representa, enquanto vice-presidente, o Conasems, nesta quinta, 4 hoje e amanhã no Seminário Internacional de Planejamento e Força do Trabalho na Saúde, que ocorre em Brasília. A assessora técnica do Cosems-AL Mirna Vaz também participa do evento.

Na ocasião, Rodrigo destacou a importância do debate para o fortalecimento da pauta em questão. “Qualificar a força de trabalho é qualificar as pessoas que cuidam da saúde da nossa população”, reforçou ele, acrescentando que o planejamento da força do trabalho e educação em saúde devem ser discutidos entre os municípios com os profissionais que de fato desenvolvem as atividades no território, partindo de temáticas que podem parecer elementares, mas que impactam diretamente na vida das pessoas.


A importância da realização de um curso para condutor de ambulância, como forma de humanizar o tratamento do paciente, foi uma sugestão feita pelo alagoano. O evento está sendo promovido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e contará com o lançamento do Censo da Força de Trabalho na Saúde e do Curso de Planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho em Saúde (FTS) no SUS.


Os tópicos acordados nesta quinta-feira incluem o desafio de planejar a FTS a partir das necessidades de Saúde nos territórios; e painéis sobre o Planejamento da FTS na Atenção Primária; na Atenção à Saúde Indígena; na Vigilância à Saúde e Ambiente, dentre outros assuntos de igual relevância.