Cooperativa Pindorama é visitada por Secretário nacional de Agricultura Familiar
Vanderley Ziger se reuniu com diretores e agricultores familiares para estreitar relações, classificando a Pindorama como exemplo para o país
A Cooperativa Pindorama recebeu, na manhã desta segunda-feira, 28, a visita do secretário nacional de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Vanderley Ziger.
Segundo Ziger, sua vinda à Pindorama se deu por se tratar de uma cooperativa agroindustrial de destaque nacional e que tem como associados pequenos e médios produtores com foco na agricultura familiar e que é um exemplo oara o país.
“A minha vinda até a Pindorama tem a ver com fazermos o estreitamento das relações. A Pindorama é uma cooperativa que tem uma linda história de organização e de inclusão social. O que a gente vê dentro da Pindorama é um cooperativismo que tem na sua essência a participação social, além de promover o desenvolvimento da região. É nesse modelo de cooperativa que nos inspiramos, porque a agricultura familiar precisa se organizar em cooperativas. O cooperativismo e o associativismo são os instrumentos mais adequados para que, de fato, juntos, a gente possa vencer os obstáculos que sozinhos, talvez, a gente não conseguiria. Além de toda a estrutura que a Pindorama tem, no sentido de fortalecer as estratégias comerciais, ela também se preocupa com o bem-estar das famílias, e esse é que é o grande sentido do cooperativismo”, disse Ziger.
Vanderley Ziger ainda se reuniu com cerca de 30 agricultores familiares associados da Pindorama, encontro promovido pelo presidente da Cooperativa, Klécio Santos.
Na ocasião foram tratados diversos assuntos, como linhas de financiamento que possam contribuir com o desenvolvimento da prática na região, a exemplo do programa Coopera Mais Brasil, uma iniciativa do Governo Federal que visa fortalecer o cooperativismo e o associativismo na agricultura familiar do país.
“Nossa política dentro do MDA está muito voltada para o agricultor familiar, para a produção, a organização e acesso ao mercado; toda agenda de créditos, financiamentos, assistência técnica, inovação, mecanização, tecnificação, agrodindustrialização e, também, porque o governo tem um programa chamado Coopera Mais Brasil, que está dentro do nosso ministério, e que, com certeza, a gente pode estreitar mais as relações”, informou Ziger.
Para o presidente Klécio Santos, a vinda do secretário nacional de Agricultura Familiar demonstra a importância da Cooperativa Pindorama para o desenvolvimento econômico da região e do país.
“Nós trabalhamos para que o conjunto se fortaleça, para que o bem coletivo se faça na prática. A agricultura familiar dentro do cooperativismo gera o desenvolvimento econômico que, aqui, a gente vê acontecer, e isso já explica a vinda do secretário nacional, porque enxerga no que é feito aqui como um exemplo para ser praticado em todo o país”, destacou Klécio Santos.
Além de se reunir com agricultores familiares, Vanderley Ziger ainda conheceu as várias unidades de produção da Cooperativa Pindorama, o Memorial René Bertholet e o Centro de Treinamento Rural de Pindorama-CETRUP, onde são realizados os projetos e programas sociais com crianças e jovens da comunidade.