Ipaseal articula produção de um vídeo visando mostrar sua história; anuncia presidente do órgão
O diretor-presidente do Ipaseal Saúde, Adeilson Bezerra, recebeu, na manhã desta quarta-feira (06) o historiador Alfredo Ramos, ex-servidor da autarquia. Ele contribuirá no levantamento dos dados e das informações sobre a história do órgão, desde a sua fundação até os dias atuais.
A importância do Ipaseal na vida do servidor público alagoano será mostrada através de um vídeo documentário institucional, que começará a ser produzido ainda este ano.
“Convidamos o senhor Alfredo, hoje aposentado, mas que foi servidor efetivo da casa, para nos ajudar a contar a história do Ipaseal, criado no início da década de 60. Um órgão que possui uma rica trajetória, a qual não se pode perder no tempo. O vídeo fará o resgate desse rico e respeitável legado”, explicou Adeilson Bezerra.
Alfredo Ramos trabalhou no Ipaseal Saúde de 1980 a 2018. Ele é filho de uma das primeiras servidoras e fundadoras do órgão, Genaura Ribeiro Ramos, que ingressou no ano de 1963. Alfredo foi responsável pelo Arquivo Central do Ipaseal, como chefe do setor durante muitos anos. Fez também parte da Comissão de Gestão Documental do Ipaseal Saúde.
O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal) foi criado em 4 de dezembro de 1962 pela Lei Estadual nº 2.059. Entretanto, só foi inaugurado em 1º de agosto de 1963, com o objetivo de prestar assistência previdenciária, médica, hospitalar, odontológica, financeira, habitacional e social aos servidores públicos alagoanos.
Em março de 2005, por meio da promulgação de Lei Estadual nº 6.584, foi extinto o antigo Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal) e criado o atual Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal Saúde), que desde então funciona como plano de saúde.