Em Palmeira/AL, JC destaca luta de negros pela liberdade, igualdade e democracia


20 de novembro é o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data, que faz reflexão a temas como igualdade social, discriminação e racismo, destaca o valor da contribuição da comunidade negra para o Brasil. Este dia também faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, em 1965. Ele foi um dos maiores líderes negros que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista e a inclusão do negro na sociedade.

Em Palmeira dos Índios, a prefeitura construiu em 2021 o Memorial à Liberdade. O monumento, que possui 4 metros, é uma homenagem ao povo negro que tanto contribuiu para o desenvolvimento do município. Essas marcas estão presentes em cada canto da cidade. Seja no Museu Xucurus, construído dentro da igreja de Nossa Senhora do Rosário, com equipamentos usados na época cruel da escravidão, ou no Quilombo da Tabacaria, o primeiro a ser certificado em Alagoas.

Para o prefeito Júlio Cezar, este dia também é importante para refletir sobre a luta dos povos negros em Palmeira dos Índios e no Brasil. “Esta data é muito importante e Palmeira tem relação com a abolição e a liberdade mas, também, sobre a carga de preconceito que é inadmissível, em pleno século XXI. Esta luta pela igualdade continua. A luta dos quilombos, mesmo sem o sangue derramado, é um exemplo disso. Somos todos iguais, Não é a cor da pele que vai diferenciar uma pessoa ser mais ou menos inteligente, ser mais ou menos bem sucedida. E eu, que sou negro, posso afirmar isso. O que importa é a luta deste povo pela liberdade, pela democracia e igualdade”, afirmou o prefeito Júlio.