Rodrigo Buarque diz que troca de experiências entre Cosems fortalece o SUS
O vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) o alagoano Rodrigo Buarque, presidente do Cosems-AL, destacou que a troca de experiências entre os Cosems do País fortalece a parceria e qualifica mais o SUS.
A afirmação foi feita durante a participação dele na última reunião do ano da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de Fortaleza/CE junto ao titular do Cosems daquele Estado, Rilson Andrade, e da secretária de Estado da Saúde e infectologista Tânia Mara.
“Cada um tem seus desafios, dificuldades e particularidades, mas é consenso que todos querem assistência humanizada, célere e qualificada para o seu povo”, reforçou Rodrigo, acrescentando que, enquanto vice-presidente do Conasems, foi gratificante participar da CIB daquele Estado para ter uma noção da realidade e sentir o que pode somar às ações do Cosems-AL.
Rodrigo ficou satisfeito com o visível compromisso do Ceará com as Regiões de Saúde.
Durante a reunião da Diretoria Ampliada do Cosems-CE, a secretária Tânia Mara pontuou as ações desenvolvidas nos ultimos dois anos e as perspectivas da pasta para 2025. Ela mostrou ainda o trabalho de regionalização e como o Sertão Central do Ceará foi beneficiado com infraestrutura e novos equipamentos para a saúde pública.
Para 2025, Tânia Mara firmou o compromisso de melhorar a região da chamada Grande Fortaleza e a Norte do Estado.
De acordo com Rodrigo Buarque, um dos momentos ricos de sua agenda no Ceará foi a premiação das experiências exitosas de 2024 e o lançamento da edição 51 da revista Sustentação, idealizada e produzida pelo Cosems-CE.