Carpil marca mais uma vez presença no Paraná, em meio a 37ª edição do Show Rural Coopavel, em Cascavel

A caravana deste ano reuniu 70 pessoas, que percorreram 3,8 mil quilômetros em uma viagem de quatro dias

Por Assessoria

 A intercooperação entre a Carpil, cooperativa de Palmeira dos Índios/AL, e a Coopavel  (Cooperativa Agroindustrial de Cascavel/PR) é a mais antiga do Brasil, se aproximando de seus 30 anos de história. Há 28 anos, agricultores e líderes rurais do Nordeste têm marcado presença na rica região de Cascavel no Paraná, no Show Rural Coopavel, buscando conhecimento e inovações para impulsionar o agronegócio daquela região.


O alagoana presidente da Carpil, Luciano Monteiro (foto abaixo) lidera essa iniciativa e está novamente em Cascavel/PR para prestigiar a 37ª edição do Show Rural Coopavel. Ele destaca a importância do evento como um dos maiores centros de aprendizado para o agronegócio global: “O Show Rural Coopavel é uma das maiores universidades a céu aberto do mundo. Neste ano, estamos aqui buscando conhecer todas as inovações possíveis, especialmente na área de bioinsumos. Nada se perde, nada se cria, tudo se transforma, e o Show Rural novamente sai na frente na questão do insumo como mercadoria, que reduz nossos gastos com biofertilizantes e o consumo de produtos químicos”.

O alagoano Luciano Monteiro, lidera essa iniciativa e está novamente em Cascavel/PR para prestigiar a 37ª edição do Show Rural Coopavel

A caravana deste ano reuniu 70 pessoas, que percorreram 3,8 mil quilômetros em uma viagem de quatro dias, com apenas uma parada em hotel para descanso. Entre os participantes estão pesquisadores, técnicos de extensão rural, jovens, mulheres, produtores e dirigentes de cooperativas, além do vice-prefeito e técnicos de estados como Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Bahia e Alagoas.

Monteiro também enfatizou os impactos positivos da intercooperação: “Na história da mandiocultura, conseguimos transformar a parte aérea da mandioca, que antes era descartada, em um produto comercializado como silagem para alimentação animal, vendida a R$ 1 mil a tonelada, enquanto a raiz foi vendida a R$ 600. Imagina esse avanço!” Ele também mencionou os benefícios para a bovinocultura leiteira, que passou a adotar a terceira ordenha, e os experimentos para a implantação de duas safras anuais de milho no Nordeste, inspirado no modelo paranaense.Luciano Monteiro reforça o papel da mostra tecnologia na modernização do agronegócio nordestino: “O Show Rural Coopavel é um porto seguro para quem deseja mudar e acreditar no novo. Aqui está tudo o que você pode encontrar nos maiores eventos de tecnologia do mundo, tudo concentrado em um só lugar”. O presidente da Carpil destaca também o papel do presidene Dilvo Grolli e do coordenador geral, Rogério Rizzardi, nas contribuições para o fortalecimento do agro no Nordeste. “Tudo o que aprendemos com eles e com o Show Rural, ao longo desses anos todos, transformaram a realidade de muitos dos nossos municípios”.