Educação de Maceió abre seleção para alfabetizadores e intérpretes de libras

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Maceió anunciou a abertura de inscrições para alfabetizadores e tradutores-intérpretes de Libras que queiram atuar como voluntários no Programa Brasil Alfabetizado (PBA) 2025-2027. As inscrições começaram nesta quarta-feira, 16 de abril, e estão disponíveis até o dia 24 deste mês, exclusivamente através de um formulário online.

Estão sendo oferecidas 100 vagas para alfabetizadores, sendo 90 para a zona urbana e 10 para a zona rural. Além disso, há 10 vagas específicas para intérpretes de Libras, com uma delas destinada à área rural. Os selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 1.200. Para se inscrever, os candidatos devem ser maiores de 18 anos, ter concluído o ensino médio e ter experiência em docência. Para os intérpretes, as exigências incluem certificação do Prolibras e formação específica em Letras-Libras, além de comprovação de experiência com o público surdo.

Objetivos e Atividades do Programa

O Programa Brasil Alfabetizado visa facilitar o acesso à educação para jovens, adultos e idosos que ainda não foram alfabetizados. Os alfabetizadores selecionados devem planificar aulas, acompanhar a frequência dos estudantes, aplicar avaliações e visitar alunos em suas residências para garantir a captação e a permanência nas turmas. As entrevistas para seleção ocorrerão nos dias 28 e 29 de abril e o resultado final será divulgado no dia 6 de maio, tanto no site da Prefeitura quanto na página da SEMED. Os candidatos não selecionados irão compor um banco de reservas e poderão ser convocados ao longo do programa até 2027.

Comentários