Agricultura familiar em Alagoas: estratégias para fortalecer a comercialização e combater a fome

Palmeira aniversario
Agricultura familiar em Alagoas: estratégias para fortalecer a comercialização e combater a fome
A próxima conferência territorial acontecerá em Delmiro Gouveia, no campus da Ufal

Em busca de soluções para viabilizar a venda de produtos da agricultura familiar para todo o estado, a Superintendência do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Condraf) realizaram a Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, em Arapiraca. O evento reuniu agricultores, quilombolas, indígenas e grupos de mulheres para debater os desafios do setor.

Principais desafios e propostas

O principal gargalo identificado pelos produtores é o escoamento da produção, além da falta de financiamento e de assistência técnica. As conferências territoriais, que seguirão até novembro, têm o objetivo de levantar essas demandas para que o governo possa criar políticas públicas eficazes. A ideia é que essas ações fortaleçam a agricultura familiar, promovendo sua inclusão na economia e garantindo que alimentos saudáveis cheguem à mesa da população alagoana.

A iniciativa também visa o combate à fome, uma vez que a agricultura familiar é a principal responsável por alimentar a população brasileira. A próxima conferência territorial acontecerá em Delmiro Gouveia, no campus da Ufal. Ao final das nove conferências regionais, um encontro estadual será realizado em novembro, culminando em uma conferência nacional em março do próximo ano.