Cosems/AL capacita gestores para transformar práticas de saúde em narrativas de sucesso

palmeira
Cosems/AL capacita gestores para transformar práticas de saúde em narrativas de sucesso
A oficina foi conduzida por Márcia Pinheiro, assessora técnica do Conasems, que atuou como facilitadora no processo de lapidação dos relatos

Com o olhar voltado para a Mostra Alagoas Aqui Tem SUS, que acontece no dia 15 de abril, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) realizou a 3ª edição de sua Oficina de Escrita. O evento reuniu gestores e técnicos municipais para um mergulho na arte de sistematizar experiências exitosas do Sistema Único de Saúde (SUS).

A oficina foi conduzida por Márcia Pinheiro, assessora técnica do Conasems, que atuou como facilitadora no processo de lapidação dos relatos que darão visibilidade às inovações da saúde alagoana.


Para a secretária executiva do Cosems-AL, Kátia Betina, a escrita vai além do papel: é uma ferramenta de transformação. Segundo ela, quando um autor consegue roteirizar uma inovação focando na vida da população, cria-se um ciclo de aprendizado onde ganham o profissional e o usuário.

Márcia Pinheiro reforçou essa visão, destacando que o texto deve ser uma ponte clara e objetiva:

"O autor deve despertar o interesse logo no primeiro parágrafo. É preciso usar verbos de forma ativa, evitar excesso de adjetivos e tornar o texto expressivo, com poder de convencimento."

Durante a capacitação, foram apresentados os critérios essenciais que transformam um projeto em uma referência replicável. Para que uma experiência seja considerada exitosa, ela deve se sustentar em cinco eixos:

1.     Relevância: O "porquê" daquela ação.

2.     Caráter Inovador: O "como" ela rompe com o comum.

3.     Aplicabilidade: O alcance e a possibilidade de ser replicada.

4.     Resultados: A prova concreta da mudança.

5.     Comunicação: A clareza na apresentação oral.

A oficina não ficou apenas na teoria. Os participantes assumiram o papel de banca examinadora, avaliando trabalhos científicos reais. A dinâmica permitiu que os técnicos entendessem as dificuldades da pontuação e a importância da coerência entre o relato escrito e a exposição oral.

Para o presidente do Cosems-AL e vice-presidente do Conasems, Rodrigo Buarque, o saldo do encontro foi extremamente positivo. "O objetivo foi alcançado. As avaliações mostram que a oficina entregou ferramentas práticas para que nossos gestores mostrem a força do SUS em Alagoas", pontuou.