Crianças de Rio Largo por meio de plano da Educação visitam Assembleia Legislativa de AL

Crianças de Rio Largo por meio de plano da Educação visitam Assembleia Legislativa de AL
rio largo 1

Uma etapa importante para a elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância que contou com a presença de mais de 20 crianças riolarguenses.

Banner Vestibular

Na última quarta-feira (17) um grupo de alunos de Rio Largo participou, pela primeira vez da Plenarinha, à convite da deputada estadual Gabi Gonçalves, onde visitaram a Assembleia Legislativa de Alagoas e concluíram uma importante etapa de composição do Plano Municipal da Primeira Infância de Rio Largo (PMPI).

O Plano tem como objetivo definir as metas e ações que serão voltadas para o desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos de idade no âmbito familiar e educacional, até 2030. A ação é uma das iniciativas da Prefeitura de Rio Largo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em conjunto com os demais órgãos responsáveis por políticas públicas infantojuvenis.

Gabi Gonçalves foi a anfitriã desta manhã de conhecimento e ressaltou a importância de dar destaque a voz dos pequenos. “É um dia muito importante, onde podemos realizar mais um trabalho que impacta na vida de cada uma dessas crianças. E nada mais importante do que trabalhar para tornar o mundo que elas irão crescer, em um ambiente seguro, com equidade, independente da região que eles cresçam. Hoje o dia é deles, para entenderem qual o nosso trabalho e a importância que eles têm ", enfatizou.

“Momentos como este, fomentam a importância da participação das crianças quando falamos de direitos, educação e o futuro de Rio Largo. E dando voz a cada uma delas, poderemos definir políticas multidisciplinares para assegurar o futuro de todas elas” afirmou o Secretário Municipal de Educação , Javan Sami.

A Plenarinha contou ainda com a presença do vereador por Rio Largo, Cícero da Adefal e outras autoridades, além de técnicos da pasta de educação, coordenadores e monitores que viabilizaram a visita das crianças. O momento de conversa com a criançada inspirou e ajudou a entender o que os pequenos querem para o próprio futuro: uma cidade igualitária, com respeito, direitos iguais e muitos sonhos.

Maria Alice é representante de turma, e estudante da Rede Municipal riolarguense, e contou um pouco do que espera dos próximos anos. “Eu quero aprender a ler, para poder ser professora quando eu crescer. Quero ensinar todo mundo a ler e escrever, desenhar! É isso que eu quero fazer quando for grande!” declarou.

A Plenarinha contou ainda com atividades lúdicas, que incentivaram a participação das crianças, além de uma linguagem adaptada à idade das mesmas. A elaboração do Plano segue e desenvolvimento junto aos Conselhos municipais e representantes das demais pastas correlatas.