Deputada solicita convocação da BRK, Casal e Arsal para explicarem falta d'água em Maceió

Deputada solicita convocação da BRK, Casal e Arsal para explicarem falta d'água em Maceió
Jô BRK


Deputada repercutiu vídeo no qual moradora do Eustáquio Gomes toma banho “de cuia”, em via pública

A deputada Jó Pereira protocolou, nesta quinta-feira (18), uma indicação de solução urgente, por parte do Governo do Estado, para assegurar o abastecimento de água em alguns bairros da capital, especialmente o Eustáquio Gomes, considerando os recorrentes casos de falta de água que vêm acarretando grandes transtornos para os cidadãos. A parlamentar também protocolou um pedido de convocação da empresa BRK Ambiental (atual concessionária dos serviços de água e esgotamento sanitário em Maceió e em outros 12 municípios da região metropolitana), da Casal, da Arsal e de outras secretarias estaduais, para prestarem esclarecimentos sobre o assunto.

Banner Vestibular

Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, Jó divulgou o trecho de um vídeo que circulou nas redes sociais e na imprensa, com o desabafo de uma senhora tomando banho “de cuia”, em área pública, para chamar atenção para a falta de água que já dura 30 dias no Eustáquio Gomes.

“Como sempre, precisamos seguir dando voz a essa senhora e a tantos alagoanos e alagoanas. Faço esse pronunciamento exercendo o papel independente dessa Casa e reforçamos o protesto feito, mas lembrando que há muito tempo cobramos investimentos na área que hoje afeta sua vida, a vida de muitos outros alagoanos. Cobranças essas intensificadas após a venda da concessão do serviço de abastecimento de água e saneamento na capital, que gerou recursos para esses investimentos, prometidos na época do leilão, mas que não estão sendo usados para essa finalidade”, destacou a deputada.

Jó relatou ainda que, no vídeo, a moradora do Eustáquio Gomes citou o nome dela (Jó Pereira), do senador Rodrigo Cunha e do prefeito JHC, “desesperada querendo ver soluções, invoca nomes que recebe como candidatos de 2022, que embora sejam muitos declarados e outros comentados pela imprensa, ela cita três, e entendo que assim ela se identifica com aqueles que percebe como comprometidos com causas como a dela, com causas do povo, como exemplo, solução no abastecimento de água”.

Neste ponto, a parlamentar também pontuou, mais uma vez, que antecipar eleição não é bom, pois prejudica o diálogo produtivo entre os que têm a obrigação de resolver problemas e conquistar soluções reais e dignas para a população: “Quando afirmo que não é bom, é em virtude dos prejuízos para o período administrativo, em que deveríamos exercer, todos nós, os mandatos sem os problemas típicos das discussões e dos distanciamentos provocados por lados eleitorais. E falo sempre assim, governador e prefeito da capital devem sentar à mesa e construir soluções para problemas do nosso cotidiano. Um bom exemplo vem do protesto dessa senhora”.

Cobranças reiteradas

Jó Pereira e outros colegas deputados já fizeram inúmeras cobranças de investimentos no abastecimento de água e saneamento em Maceió e em outras cidades, inclusive recentemente, na semana passada. “Quantas vezes nos últimos anos pedimos esses investimentos e não fomos atendidos? E como fica a população ouvindo falar de bilhões e bilhões de investimentos com recursos próprios, isso sem falar da venda da operação da distribuição de água e saneamento que era operada pela Casal, que rendeu a manchete de R$ 2 bilhões no caixa do governo, responsável pela Casal?”, questionou.

“Recordo que há alguns dias falávamos do pequeníssimo investimento em saneamento e abastecimento, e praticamente o inexistente investimento na captação e tratamento de água pela Casal. E assim o sistema Aviação apresenta esses problemas e junto traz todas essas dificuldades no cotidiano de milhares de pessoas como o da senhora do protesto. Faltaram invest…