Em AL, deputados aprovam Projeto de Lei instituindo Política de Segurança no Campo

Em AL, deputados aprovam Projeto de Lei instituindo Política de Segurança no Campo
fernando pereira campo

De autoria do deputado estadual Fernando Pereira (Progressistas), o Projeto de Lei instituindo a Política Estadual de Segurança e Defesa no Campo foi aprovado por unanimidade nessa sexta-feira, 30 de junho, durante a última sessão da Assembleia Legislativa de Alagoas antes do recesso de julho.

O PL apresenta ao Executivo um planejamento de ações, estratégias e gestão de inteligência para promover a segurança das áreas rurais em Alagoas, por meio, entre outros pontos, da criação de Delegacia Especializada na Repressão de Crimes Ocorridos nas Zonas Rurais; criação de Patrulha Rural Comunitária; reforço na divulgação da Lei Maria da Penha; criação de terminais de auto-atendimento descentralizados para registro de Boletim de Ocorrência; e de um Fórum Permanente para acompanhamento das ações da segurança rural.

Na justificativa, Fernando Pereira cita o grave e crescente problema da criminalidade em áreas rurais do estado, frisando a necessidade "de devolver à tranquilidade aos moradores dessas áreas, aos produtores rurais em geral e às famílias que vivem no campo e dela tiram seu sustento, prevenindo e reprimindo ações criminosas.".

Escolas

Outro PL de autoria de Fernando Pereira aprovado na Casa cria o Programa Estadual de Prevenção Contra Atentados Violentos em Escolas. A matéria institui um protocolo com uma série de medidas, em várias áreas (segurança pública, saúde, assistência social), envolvendo a capacitação de professores, funcionários e agentes de Segurança Pública e privada, a fim de identificar possíveis ameaças e ataques contra as escolas e proteger alunos e demais envolvidos durante um episódio de ataque.

As propostas aprovadas em primeiro e segundo turno na ALE seguem agora para sanção do governador Paulo Dantas.