Em Pão de Açúcar, Ministério Agrário mobiliza com sucesso mutirão de documentação

Palmeira aniversario
Em Pão de Açúcar, Ministério Agrário  mobiliza com sucesso mutirão de documentação
Para muitos moradores, o mutirão representou a oportunidade de resolver pendências que seriam difíceis de serem solucionadas de outra forma


Pão de Açúcar, AL – Uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no sertão alagoano levou cidadania e serviços essenciais para a população rural. O Mutirão de Documentação, realizado entre quarta e sexta desta semana na cidade de Pão de Açúcar, concluiu seus três dias de ação com aproximadamente 600 atendimentos a trabalhadores rurais e seus familiares.

A mobilização, que reuniu órgãos municipais, estaduais e federais, teve como objetivo simplificar o acesso a diversos serviços, como a emissão de registro de nascimento, carteira de identidade, carteira do idoso, Cadastro de Agricultor Familiar e o Cartão Cria.

Para muitos moradores, o mutirão representou a oportunidade de resolver pendências que seriam difíceis de serem solucionadas de outra forma. Maria Helena Marques de Góes, moradora de Pão de Açúcar, elogiou a iniciativa por ter conseguido renovar sua identidade, que estava ilegível, e ainda aproveitar para que sua mãe tirasse a Carteira do Idoso. "Eu estava com dificuldade porque não sabia nem onde procurava informação para tirar o RG. O mutirão foi maravilhoso", afirmou.

A dificuldade de acesso aos serviços foi um tema comum entre os atendidos. Josicleide Andrade Rodrigues, que saiu do Povoado Limoeiro, reforçou a importância da ação para quem vive no interior. "A gente tem dificuldade no transporte, mas conseguimos chegar até aqui e tirar a nossa identidade", disse ela, destacando o alívio de ter acesso à documentação de forma facilitada.

Parceria para o Desenvolvimento

O superintendente do MDA em Alagoas, Gilberto Coutinho, enfatizou que o mutirão é uma forma de garantir que as pessoas tenham acesso às políticas públicas e, consequentemente, a uma melhora na qualidade de vida. "Estivemos aqui durante esses três dias atendendo de forma gratuita a população rural, mulheres, seus filhos, seus maridos. Conseguimos fazer uma série de documentos que vão ser muito importantes para o acesso dessas pessoas às políticas públicas", destacou.

A ação em Pão de Açúcar foi realizada em parceria com a prefeitura local, o governo do estado, sindicatos rurais e o governo federal, reforçando o esforço conjunto para o desenvolvimento agrário e social na região. A próxima etapa do mutirão já tem data e local marcados: será na cidade de Chã Preta, na Zona da Mata, entre os dias 24 e 26 de setembro.

 

 .


a1134891-32a1-4cc0-b888-3a74b785d2fe.jpg