Por invasão de campo em eliminação do Santa, CBF ameaça retirar jogos de Pernambuco

Por invasão de campo em eliminação do Santa, CBF ameaça retirar jogos de Pernambuco
santa cruz de pe

Entidade alertou que remanejará partidas do estado caso não contem com a segurança da Polícia Militar; Secretaria de Defesa Social de Pernambuco rebate ausência de policiai


invasão generalizada de torcedores do Santa Cruz ao gramado da Arena de Pernambuco, após a eliminação do clube para o Floresta, na última terça-feira, ainda na fase classificatória da Copa do Nordeste, pode render problemas para todo o futebol pernambucano.

Nesta quinta-feira, a CBF, via ofício encaminhado à Federação Pernambucana de Futebol e assinado pelo diretor de competições da entidade, Manoel Flores, ameaçou retirar todas as partidas a serem realizadas no estado caso não haja a presença da Polícia Militar na segurança das partidas.

Banner Vestibular

Torcedores do Santa Cruz invadem campo e hostilizam jogadores após eliminação — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Ofício da CBF à Federação Pernambucana sobre policiamento nos estádios — Foto: Reprodução

Ofício da CBF à Federação Pernambucana sobre policiamento nos estádios — Foto: Reprodução

Em ofício à CBF, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco informou que para a partida foram designados 48 policiais militares para fazer a segurança na área interna da Arena e outros 80, na área externa. O esclarecimento da SDS lembra ainda que, de acordo com o artigo 14 do Estatuto do Torcedor, a segurança do evento é de responsabilidade “da entidade da prática desportiva detentora do mando do jogo e de seus dirigentes”.

O texto da SDS se posiciona ainda informando que a primeira ação em caso de invasão de campo fica a cargo de seguranças privados e que não foi isso o que aconteceu na partida da última terça-feira, na Arena de Pernambuco, apesar de constar na ata do planejamento do jogo, a presença de 130 vigilantes contratados pelo Santa Cruz. E que só após desencadeada a invasão generalizada do gramado a Polícia Militar atuou para retirar os torcedores.

Ofício da SDS à CBF sobre policiamento em jogos em Pernambuco — Foto: Reprodução

Por João de Andrade Neto — Recife