Prefeito de Atalaia conquista prêmio do IMA por acabar com lixão

Prefeito de Atalaia conquista prêmio do IMA por acabar com lixão
chico vigário ima

Prefeito de Atalaia, Chico Vigário (centro) foi contemplado nesta sexta-feira, com um significante Troféu ofertado pelo Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Mas o prêmio foi entregue pelo  Instituto do Meio Ambiente (IMA). A façanha deve-se  ao fato de Atalaia ter fechado agora em 2017, o lixão de céu aberto pertencente ao município. No  Troféu está contida a frase: “Resíduo Sólido Alagoas, sua Cidade mais Limpa! Fechamento do Lixão”.

Banner Vestibular

“Entendemos que o  prefeito Chico Vigário logo no início dessa sua gestão, preocupado com a disposição inadequada dos resíduos sólidos gerados pelo município, iniciou à disposição adequada dos resíduos na Central de Tratamento Resíduos Sólidos (CTRS)  Metropolitano, que fica no município do Pilar. Hoje tive a satisfação de entregar esta homenagem, por ser um dos poucos municípios alagoanos que cumpre a Politica Nacional de Resíduos Sólidos” argumentou nas redes sociais, o coordenador Jurídico  do IMA/AL, Cláudio Martins Costa Filho.

A Lei Federal 12.305, de agosto de 2010, estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que instituiu um marco regulatório para a gestão desses resíduos no País. Ou seja, todos os municípios brasileiros têm a obrigação, por lei, de destinar corretamente seu resíduo, encerrar seus lixões e garantir a preservação do meio ambiente. Mas em Alagoas, a implementação da Lei ainda caminha a passos lentos. Dos 102 municípios do estado, apenas 28 encerraram seus lixões e passaram a dispor seus resíduos em aterros sanitários ou nas centrais de tratamento dos municípios de Pilar e Craíbas.