Prefeito de Satuba concede entrevista sobre balanço de governo e destaca preocupação com polêmica do FPM

No último sábado 25, em entrevista ao programa Encontro com o Poeta Pedão na rádio Mares do Sul FM de Marechal Deodoro, o prefeito Júnior Tuté, do município de Satuba, localizado na região metropolitana de Maceió, separado por apenas 20Km. da capital, fez um balanço geral de sua administração, durante esses dois anos e cinquenta e cinco dias à frente dos destinos satubenses.
Tuté que não vem de uma família de políticos, se destacou na administração do seu antecessor Paulo Acioly, comandando a Secretaria Municipal de Saúde, onde realizou um trabalho que o credenciou junto à população satubense, para que fosse o candidato de consenso dentro do grupo governista da época.
Pois na entrevista o prefeito fez um balanço das pastas da Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura, Segurança e Infraestrutura, pois segundo ele, a maior dificuldade está na Saúde, uma vez que os recursos oriundos do Governo Federal, através do SUS, não correspondem na prática com a demanda que diariamente é recebida. Um dos exemplos dado pelo prefeito foi em relação a exames de alta-complexidade, via Sistema Único de Saúde.
Disse Tuté que o município tem disponibilidade de uma Tomografia Computadorizada por mês. “Mas já há necessidade entre pacientes chega muitas vezes a passar das dez, para que as pessoas não morram a míngua, como se fala no dito popular. O município precisa investir em torno de cinquenta mil reais por mês, para atender as necessidades dos munícipes, porém a questão vai muito além do que apenas os exames: precisamos manter médicos plantonistas, e ter nas unidades, médicos especialistas, isso custa caro e não dá para deixar faltar”
“Na Educação as dificuldades são menores, mais não deixa de ter a participação financeira do município para complementar os recursos vindo do Fundeb. Temos investido na Cultura, Segurança e Infraestrutura, pois são setores que têm sua gigantesca importância dentro de nossa administração. Administrar Satuba, proporcionando tudo aquilo que o nosso povo necessita é um desafio que enfrentamos com coragem e disposição, ainda mais eu que sucedi um grande administrador que foi o ex-prefeito Paulo Acioly.” Comentou.
PROBLEMÁTICA DO FPM
O prefeito Tuté demostrou sua preocupação com a decisão monocrática do ministro Ricardo Lewandowski, que torna sem efeito a normativa 201/2022 do Tribunal de Contas da União (TCU) que considerava os dados do Censo do IBGE para efeitos financeiros na competência 2023.
Afirmou que a Administração Pública Municipal de Satuba, já tinha montado sua programação através da Lei Orçamentária Anual " LOA" baseada no índice de 1.4 do Fundo de Participação dos Municípios, se mantida a decisão monocrática o município terá um índice de apenas 1.0, o que significa uma perda em torno de R$. 600.000.00 (seiscentos mil reais) mês.
“O nosso município já vem sofrendo essa disparidade há muitos anos; nossa esperança era o Censo de 2022, que ratificou que enquanto recebemos recursos para manter a assistência de 14 mil habitantes, temos hoje cerca de 25 mil. Diante dessa situação estou muitíssimo preocupado com essa atitude absurda; tenho muita fé em Deus que a Justiça será feita, para que possamos continuar a cada dia melhorando a qualidade de vida do nosso povo”. Finalizou emocionado o prefeito Júnior Tuté.