Receita Federal deposita 3º lote de restituições do Imposto de Renda nesta sexta

Palmeira aniversario
Receita Federal deposita 3º lote de restituições do Imposto de Renda nesta sexta
receita

Cerca de 5 milhões de contribuintes vão receber os valores do lote de restituição

A Receita Federal deposita, nesta sexta-feira (30), o terceiro lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) para 5.068.229 contribuintes, num volume total de RS 5,8 bilhões. O crédito será feito nas contas indicadas pelos cidadãos em suas declarações. O lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores. O valor será corrigido em 1,31%.

A consulta para o contribuinte saber se sua devolução foi incluída neste lote foi liberada na sexta-feira passada (23). Quem quiser saber se é um dos contemplados deve acessar o site , clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". Outra opção é conferir a informação no aplicativo da Receita para celular ou tablet.

Se não houver depósito em conta

Se, por algum motivo, o contribuinte estiver incluído no terceiro lote, mas sua restituição não tiver sido depositada na conta indicada (o que acontece, por exemplo, quando uma conta é desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 12 meses no Banco do Brasil (BB).

O cidadão pode reagendar o crédito dos valores pelo  Portal BB  ou pela Central de Relacionamento BB, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

VOCÊ VIU?

Prova de vida do INSS: aposentados têm 3 dias para realizar a comprovação Mulher reclama de embalagem "insana" enviada pelo McDonald's; veja o vídeoGoverno vai excluir fases do Plano SP e amplia horário do comércio

Leia também

Caso o perca o prazo de um ano para o saque do dinheiro, o interessado deverá posteriormente requerer a retirada pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Contribuintes contemplados

Dos R$ 5,8 bilhões que serão restituídos, R$ 354.326.718,95 serão destinados a contribuintes com prioridade legal de recebimento, sendo 13.985 idosos acima de 80 anos, 95.298 pessoas entre 60 e 79 anos, 8.987 cidadãos com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, e 36.616 cuja maior fonte de renda é o magistério.

Foram contemplados ainda 4.913.343 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até meados de maio deste ano.

Faltam mais dois lotes

Neste ano, a Receita Federal vai pagar as restituições em cinco lotes. Faltam, portanto, dois. Estes serão pagos em 31 de agosto e 30 de setembro.

PorAgência O Globo