Em Porto de Pedras, Setur/AL promove evento voltado para Plano Turístico da região
Prefeito Henrique Vilela: O poder público não pode carregar toda a responsabilidade
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) e a Log Consultoria promoveram em Porto de Pedras a última ação do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (Pdits) . A audiência pública foi realizada no auditório do complexo educacional Belmira Lins e reuniu representantes municipais, estaduais, empresários e a comunidade local para a apresentação do plano estruturado para a cidade.
Por quase um ano, diversas oficinas foram realizadas com o intuito de debater e elaborar planos para consolidar a infraestrutura e a sustentabilidade turística da região da Costa dos Corais, O resultado desse trabalho foi condensado em estratégias que apontam caminhos para políticas públicas e privadas. de acordo com as necessidades diagnósticadas.
De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, “as políticas públicas desenvolvidas no Pdits trazem um importante planejamento de curto, médio e longo prazo para o turismo do Estado e o plano é um importante programa para o desenvolvimento do turismo sustentável “.
O prefeito Henrique Vilela (MDB), que recepcionou os prefeitos de Paso de Camaragibe, Porto Calvo, além de vereadores, secretários, empresários e a comunidade acredita que trabalhar em parceria o caminho ideal para a região. “O poder público não pode carregar toda a responsabilidade. Temos feito grandes investimentos, mas precisamos de mais contrapartidas”, pontuou o gestor.
Municípios e Instancia de Governança Costa dos Corais, em parceria com o trade turístico e toda a comunidade local, querem proporcionar um turismo de excelência aos nossos visitantes. As ações desenvolvidas pelo programa e que serão implementadas constituem uma ferramenta fundamental para impulsionar o turismo local e proporcionar melhorias significativas na qualidade de vida de todos os moradores da região.
Para a superintendente de Infraestrutura Logística para o Turismo, Sandra Villanova, o Pdits proporciona ao setor turístico fortalecimento e visibilidade. “A partir dessa conclusão, avançamos para a fase de execução do planejamento por parte dos municípios. Com isso, o setor turístico se consolida e se expande nas regiões. Além da sustentabilidade ambiental, as ações têm também cunho social e econômico”, concluiu a superintendente.
Gargalos do setor
O Plano de Desenvolvimento Integrado de Turismo Sustentável tem como intuito identificar os gargalos do setor turístico das regiões. A partir dessa identificação, oficinas são ministradas a fim de elaborar, junto com as Instâncias de Governança, os empresários do setor e a comunidade local, planos que possam melhor atender à necessidade e demanda das cidades. Os Pdits são financiados pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Turismo, com o apoio da Corporação Andina de Fomento (CAF).