Projeto de Gabi Gonçalves transforma Festa de Santa Luzia da Siracusa em Patrimônio Histórico Cultural e Bem Imaterial de AL

Cultura e tradição: deputada Gabi Gonçalves celebra aprovação do PL nº 427/2023 que preserva a Festa de Santa Luzia da Siracusa, que anualmente acontece dia 13 de dezembro em Santa Luzia do Norte, região metropolitana de Maceió

Alegando ser comprometida com a preservação da cultura e tradição alagoana, a deputada estadual Gabi Gonçalves (PP) celebrou a aprovação unânime de seu Projeto de Lei 427/2023 no plenário da Assembleia Legislativa na última quarta-feira, que confere à festa de Santa Luzia de Siracusa o título de Patrimônio Histórico Cultural e Bem Imaterial de Alagoas, que segue agora para sanção do Executivo.

A festa, que há gerações une a comunidade em devoção à padroeira Santa Luzia, agora recebe um reconhecimento formal que irá fortalecer sua preservação e destacar sua importância na história de Santa Luzia do Norte.

Clique nesse link e faça sua inscrição https://acesso.cesmac.edu.br/maceio/graduacao/vestibular/medicina

Gabi Gonçalves expressou sua satisfação com a aprovação e ressaltou a relevância da festa para a identidade da região. “Santa Luzia do Norte é rica em tradições e cultura, e essa festa é um tesouro que merece ser protegido. Este projeto não apenas reconhece a importância histórica, mas também abre caminho para a valorização e promoção contínua dessa manifestação única de fé”, afirmou.

A comunidade local, asssim como o prefeito Márcio Lima (PP) que tem investido no turismo religioso, recebeu a notícia com entusiasmo, e líderes religiosos, representantes da cultura e moradores destacaram a importância do reconhecimento oficial para a manutenção da festa. “É muito emocionante ter a nossa festa reconhecida. Agora temos um respaldo legal para buscar recursos que preservem essa festividade tão importante para o alimento da nossa fé”, declarou Juliana, uma fiel católica santaluziense, nas redes sociais da deputada.

A festividade religiosa, conhecida por suas emocionantes procissões que levam diversos fiéis diante do altar de Luzia, edificado na Igreja Matriz que tem mais de 368 anos de fundação, para louvar e agradecer a virgem Luzia as graças alcançadas, agora faz parte do seleto rol de patrimônios culturais e imateriais reconhecidos em Alagoas, graças ao empenho de Gabi Gonçalves em preservar a riqueza cultural da região.

Comentários

Rolar para cima